sábado, novembro 18, 2006

Bolo de chocolate com molho de manga

A base para a preparação desta sobremesa foi uma receita de bolo de chocolate que encontrei no blogue da Mónica, Diário da Cozinha (Setembro), a qual me despertou a atenção por fazer uso do microondas e ter um tempo de cozedura de apenas 5 minutos. Confesso que a experimentei com algum receio, pensando que acabaria com chocolate a escorrer das paredes do microondas. Mas afinal nada disto aconteceu!



Bolo de chocolate

4 ovos; 200 g de açúcar; 100 g de farinha; 150 g de chocolate em barra; 120 g de manteiga.

Comecei por derreter a manteiga e o chocolate no microondas (1 a 2 minutos). De seguida, bati bem a mistura até obter um creme homogéneo que juntei aos outros ingredientes. Coloquei este preparado num pirex redondo de 20 cm de diâmetro e 7 cm de altura, que previamente untei com margarina (não sei se seria necessário!). Levei ao microondas, na potência máxima durante 5 minutos. Posteriormente, desenformei e deixei arrefecer.

À parte triturei a polpa de uma manga madura até obter um creme que coloquei no frigorífico. Polvilhei uma placa de massa folhada fina com açúcar em pó e canela, cortando-a em tiras finas que depois levei ao forno cerca de 10 minutos. No momento de servir, deitei um pouco de molho de manga sobre uma fatia de bolo de chocolate e por cima deste coloquei algumas tiras de massa folhada.