segunda-feira, janeiro 01, 2007

Mendiants


O meu marido ofereceu-me, há algum tempo atrás, um livro de Jean-Paul Hévin, Paraíso do Chocolate. As receitas são todas muito inspiradoras, mas de preparação difícil por causa da necessidade de controlar, com muito rigor, a temperatura a que se deve trabalhar o chocolate, a qual também varia em função da sua qualidade.
Como sei que o meu colega do Avental do Gourmet tem formação nesta matéria aguardo as suas críticas, para poder melhorar os meus chocolates.

Mendiants

Derreti em banho-maria 250 g de chocolate (Lindt para cozinha, com 70% de cacau). Tive o cuidado de colocar o chocolate, partido aos bocadinhos, num recipiente de vidro, que não chegava a tocar a água que coloquei no tacho sobre o qual esta tigela de vidro se encaixou. Quando o chocolate estava quase todo derretido retirei-o no lume e misturei-o de forma a obter um creme homogéneo. De seguida, coloquei-o sobre uma taça com água quente, tendo também o cuidado do recipiente de vidro que continha o chocolate não tocar a água.
Com ajuda de uma colher de chá coloquei pequenos montinhos de chocolate sobre uma folha de papel de alumínio, espalhando-os até lhes dar a forma de pequenos círculos. Com o chocolate ainda brando coloquei sobre eles pedacinhos de frutos secos e laranja cristalizada.