terça-feira, fevereiro 27, 2007

Pastelinhos de banana

Continuo a ter como fonte de inspiração o mesmo livro de receitas, Cozinha Indo-Portuguesa. Já comprei este livro há alguns anos, mas só agora começo a aventurar-me em algumas novas experiências ...

Pastelinhos de banana
6 bananas maduras; açúcar até metade do peso das bananas; canela. Massa: 250 g de farinha; 1 colher de chá de manteiga; água q.b.
Comecei por fazer uma calda de açúcar em ponto pérola onde coloquei as bananas partidas aos bocados. Deixei ferver até as bananas ficarem desfeitas, mas mexendo com frequência para evitar que o doce pegasse ao fundo do tacho. Logo que o doce engrossou retirei do lume e deixei arrefecer, juntando um pouco de canela em pó. Amassei a farinha com a manteiga e a água, até obter uma massa homogénea e elástica. Estendi a massa com um rolo de madeira de forma a que esta ficasse bastante fina. Cortei rodelas de massa com a ajuda de um copo e recheei com o doce da banana. Levei ao forno (200ºC) cerca de 5 a 10 minutos. Podem servir-se quentes ou frios.
Nota: é importante fechar bem os pastéis para evitar a saída do doce durante a cozedura, por outro lado o tempo de forno deve ser muito controlado uma vez que com a continuação os pastéis mostraram tendência para abrirem e perderem parte do doce. Por outro lado, também importa referir a necessidade da massa ficar muito fina, caso contrário os pastéis não ficarão agradáveis.