sábado, fevereiro 03, 2007

Pão de fiambre


Já há muito tempo que penso preparar este Pão de Fiambre. Há uns bons anos atrás, quando não existia pão de forma fatiado e sem côdea, e, o queijo também tinha de ser cortado em casa, posso-vos garantir que a realização desta receita implicava uma certa mão-de-obra. Hoje, não! Está tudo pronto a utilizar!

Pão de Fiambre

250 g fiambre em fatias; 1 pão de forma sem côdea; 200 g de queijo flamengo açoriano (Terra Nostra ou Pastor); 4 ovos; 3 dl de leite; sal q.b..

Prepara-se uma forma de bolo inglês, untando-a e forrando-a de papel vegetal que, por sua vez, também se unta de margarina caso não seja já papel especial para ser utilizado em cozinha. Forra-se a forma com as fatias de fiambre. Começa-se pelo fundo, onde se colocam fatias atravessadas e ligeiramente sobrepostas. Posteriormente, colocam-se as outras fatias, dos dois lados da forma e nas extremidades. Deve sobrar um pouco para no final virar e 'fechar' o pão.

Corta-se o pão à medida da forma e untam-se as fatias com manteiga. Coloca-se uma camada de fatias de pão, depois uma camada de fatias de queijo cortadas aos bocados para deste modo facilitar que os ovos e o leite penetrem todo o pão. Preenche-se a forma com camadas sucessivas de pão e queijo, devendo a última camada ser de pão. Batem-se os ovos inteiros com o sal e o leite, deitando depois, a pouco e pouco, esta mistura sobre o pão. Fecha-se o pão, sobrepondo as partes das fatias de fiambre sobrantes e leva-se ao forno cerca de 40 minutos. Pode ser necessário colocar um folha de alumínio por cima, para evitar que o fiambre fique muito seco. Antes de retirar deve espetar-se com um palito de madeira para verificar se o pão está 'seco'.

Deve deixar-se arrefecer um pouco antes de desenformar. Pode ser necessário retirar, com a ajuda de uma faca, bocadinhos de ovo coalhado que tenham ficado agarrados ao fiambre. Este pão tanto é agradável frio como morno.