sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Repolho recheado com camarão

Esta semana continuei a ter como fonte de inspiração o livro de Maria Fernanda N. da Costa e Sousa, intitulado Cozinha Indo-Portuguesa - receitas da bisavó, onde se encontram recolhidas 'receitas tradicionais de cozinhados goeses e de doçaria conventual além de algumas receitas originais e de iguarias de Damão e Diu'. Desta vez resolvi experimentar uma receita de repolho recheado.

Repolho recheado com camarão

1 repolho lombardo grande; o,5 kg de camarão descascado; 3 chalotas; 3 cebolas; 3 tomates; 1 ou 2 malaguetas; azeite; salsa; sal q.b.

Comecei por preparar o recheio de camarão, fazendo para esse efeito um refogado com azeite e chalotas picadas. Deixei apurar antes de adicionar os camarões descascados e, por fim, um pouco de salsa picada. Por último rectifiquei o sal.


Lavei o repolho e cortei uma tampa na base. Com a ajuda de uma faca escavei o interior até obter uma espécie de taça. Coloquei o recheio de camarão neste espaço e voltei a colocar a tampa, ajustando-a com a ajuda de palitos de madeira. Num tacho grande fiz um refogado com azeite e cebola, que deixei alourar. Acrescentei depois os tomates, cortados aos bocados, e já sem pele nem grainhas. Deixei cozinhar até que se formasse um molho de tomate. Coloquei o repolho dentro do tacho e adicionei um pouco de água, sal e as malaguetas. Deixei ferver em lume lento durante 1 hora, até o repolho amolecer.