sábado, março 17, 2007

Bolinhos do momento

O lanche, a meio da tarde, foi desde sempre um dos momentos em que em casa dos meus pais mais se investiu, em termos gustativos. Isto traduziu-se, ao longo dos anos, na presença constante de um bolo, ou de uma tarte ou de uns simples bolinhos, tudo logicamente preparado em casa. O que fez com que uma amiga nossa, ao permanecer uns dias em casa dos meus pais, tenha afirmado que a associava ao aroma de doces acabados de sair do forno. Estes bolinhos, que a minha mãe designou por 'bolinhos do momento', fizeram parte no último domingo do lanche e foram depois distribuídos, acondicionados em caixinhas, por alguns membros privilegiados da família. Que isto de comer doces já necessita de alguma moderação!

Bolinhos do momento

1 cálice de licor de cacau; 2 colheres de chá de canela; 4 ovos; 3 colheres de sopa de mel; 250 g de açúcar; 4 a 5 colheres de sopa de azeite; 6 colheres de sopa de leite; 1 colher de chá de essência de baunilha; farinha com fermento q.b.

Misturam-se bem todos os ingredientes, com excepção da farinha. Esta deverá ser adicionada no final, sendo a sua quantidade determinada pela consistência da massa, que deve ficar suficiente espessa de forma a permitir moldar pequenas bolas, as quais vão ao forno num tabuleiro polvilhado de farinha.