domingo, abril 01, 2007

Rolo de peru recheado com ovos mexidos e requeijão

Uma das minhas revistas de cozinha preferidas é a Saveurs, cujo nº 153 acabo de adquirir e onde encontrei inspiração para este rolo preparado com peito de peru.

Rolo de peru recheado com ovos mexidos e requeijão

Cortei um peito de peru de modo a obter uma placa de carne não muito grossa, mas suficiente grande para poder ser enrolada. Preparei uns ovos mexidos (3 ovos), adicionando às gemas e claras batidas uma colher de chá de ervas picadas e um pouco de sal. Sobre a carne coloquei fatias de fiambre e sobre estas ovos mexidos e quadrados de requeijão de Serpa. Enrolei com cuidado, com a ajuda de um fio até obter um cilindro com um diâmetro aproximadamente homogéneo. Salpiquei o rolo com sal e ervas picadas, levando-o depois a alourar ao lume num tabuleiro com um pouco de azeite. Quando formou uma crosta dourada apaguei o lume e retirei-o do tabuleiro.
À parte fiz um refogado com 4 chalotas picadas e azeite a que juntei posteriormente um copo de vinho branco e 3/4 de litro de caldo de carne. Cortei o rolo ao meio e coloquei-o a cozer neste líquido durante 40 minutos. Por fim, retirei-o e deixei-o arrefecer antes de o partir em fatias.
Nota: Como a carne de peru é bastante seca, e o rolo preparado desta forma não leva muita gordura, deve acompanhar-se a carne com um molho.