quarta-feira, janeiro 02, 2008

Coroa de Borrego


Este prato acabou por não ser apresentado como inicialmente estava previsto, decorando-o com cebolinhas glaceadas, espetadas nas pontas das costelas, ou com uma franjas brancas de papel. A receita foi uma adaptação da que por encontrar no livro Doze Meses de Cozinha.

Coroa de Borrego Recheada
1 coroa de borrego com cerca de 1, 5 kg, encomendada no talho; 125 g de carne de borrego limpa e picada; massa de pimentão; 2 salsichas frescas; 1 pãozinho; 1 gema de ovo; 2 dentes de alho picados; vinho branco; pão ralado; hortelã, noz moscada, azeite e margarina.

As costelestas começaram por ser barradas com massa de pimentão. À parte, preparou-se o recheio, picando a carne de borrego a que se juntaram as duas salsinhas frescas, 2 colheres de sopa de hortelã picada, o pãozinho previamente amolecido em água quente e depois escorrido, os alhos picados, a noz-moscada, sal refinado e a gema de ovo. Depois de bem misturada este recheio foi colocado no interior da coroa e polvilhado de pão ralado. Por cima, colocaram-se bocadinhos de margarina e regou-se com um pouco de azeite e vinho branco. Foi ao forno durante 1 h 45 m a 200ºC.